-
Arquitetos: Atelier d’Architecture Brenac-Gonzalez
- Área: 8000 m²
-
Fotografias:Stefan Tuchila
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é parte da reconversão dos armazéns Calberson, a pedra angular do maior projeto de renovação urbana da porção nordeste de Paris. O lote S2 goza de uma localização invejável no centro do conjunto. Ainda que separados, os dois edifícios são como gêmeos siameses. O projeto se estende ao longo da fachada sul do lote e implanta-se numa base dedicada a empresas e lojas. Acima do embasamento, o volume projetado tem uma vista maravilhosa para o sul sobre Paris e luz solar de qualidade, enquanto no norte há um amplo pátio longitudinal ocupado por jardins privados e públicos.
Os edifícios são acessados através de uma avenida arborizada que corre ao longo do lado sul. Dois corredores envidraçados ondulam como uma longa fita que decora as empresas localizadas no piso térreo e no mezanino. A linha de visão está localizada nos três pavimentos superiores na seção central do edifício.
Essa ligação organiza-se como uma caixa de jóias de cristal destacando um jardim suspenso com árvores e arbustos visíveis desde a rua. As paredes internas são decoradas por um jogo de grandes varandas penduradas. Uma grande estrutura metálica surge em balanço no primeiro andar e espelha o lado do norte dos armazéns. As chapas de alumínio perfuradas dão à superfície do edifício uma aparência "rendada". Como uma verdadeira obra de arte de ourivesaria em prata, o edifício pode se orgulhar de ser um descendente digno do Art Nouveau.
Uso
A planta baixa rompe com a rigidez habitual dos blocos tradicionais. A aglomeração permite reduzir que os espaços de estar tenham vistas obstruídas, aumentando a linearidade da fachada com a sua boa exposição de luz do dia e vistas.
Esta fusão e torção também tornam possível a criação de pátios abertos. O espaço vazio assim criado permite a criação de hortas. Essa área complementar definida por vegetação é visualmente agradável à cidade e aos habitantes e funciona como um filtro entre o interior e a paisagem urbana.
Materiais
As fachadas são isoladas externamente, duplicadas por uma camada de alumínio anodizado, feito de painéis fixos e móveis. Na fachada sul, os dois primeiros níveis são cobertos com painéis de fibra de concreto, a fim de se relacionar com o desenho da estrutura de concreto que corre ao longo dos armazéns Calberson. Todas as grades são feitas em vidro e utilizadas para fins de isolamento de ruído, reduzindo a poluição sonora causada pelos trilhos do bonde e trem.